segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pastel de Belém é roteiro gastronômico no país luso

Desembarcar em Portugal e não conhecer e nem degustar os Pastéis de Belém é voltar para a casa com a sensação de água na boca. O doce é uma das mais tradicionais especialidades da gastronomia portuguesa. Para acompanhar essa maravilha nada mais convidativo que um café expresso.


Localizada em uma área privilegiada, a Pastelaria de Belém, esta próxima ao Mosteiro dos Jerónimos, da Torre de Belém, do Museu dos Coches – único no mundo - do Padrão dos Descobrimentos e ainda do Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da Republica. Estes pontos atraem milhares de turistas ao longo do ano inteiro.



Embora se pareça bastante com os pastéis de nata, que são encontrados em diversos cafés da cidade nada se compara ao sabor dessa iguaria que recentemente recebeu Selo de Qualidade. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.



A receita original dos Pastéis de Belém é guardada a sete chaves, sendo um segredo exclusivo dos fabricantes. O doce que é comido quente leva no final uma leve camada de açúcar e canela em pó, proporcionando um aroma marcante, convidando-nos a saborear mais que uma unidade. A pastelaria, que foi inaugurada em 1837, confecciona por dia cerca de 15 mil pastéis.



Essa é a prova mais que evidente de que os Pastéis de Belém sem dúvida nenhuma conquistou o paladar de turistas do mundo inteiro.

3 comentários:

  1. Hummmm...fiquei com água na boca!!! Surge uma pergunta: porque pastel de Belém? é uma alusão à Belém do cristianismo ou nossa Belém do Pará?

    ResponderExcluir
  2. Aqui tem uma frequesia Santa Maria de Belém, por isso os Pastéis de Belém.

    ResponderExcluir
  3. Deve ser uma delícia esse pastel!! Me deu água na boca.
    Bjus

    ResponderExcluir