quarta-feira, 23 de junho de 2010

Três santos são festejados no mês de junho


Assim como no Brasil, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro são bastante festejados em Portugal. Durante todo o mês de Junho as comunidades se organizam para realizar as tradicionais “marchinhas populares”.


A ocasião é também uma oportunidade de se apreciar as sardinhas assadas, que neste período se encontram em abundância nas barracas que são montadas ao longo das ruas formando um grande arraial.

Dos santos do mês de Junho, São João é o mais festejado. Apesar de ser padroeiro de muitas terras, a cidade do Porto é aquela que mais manifesta devoção ao padroeiro dos monges, protetor dos casados e enfermos.


Já no Brasil, em Caruaru – cidade pernambucana – a festa em homenagem a São João é uma das maiores do país. Durante todo o mês o município se transforma em um enorme arraial. Bandeiras coloridas, músicas populares e apresentação de quadrilhas estilizadas fazem a alegria de milhares de turistas que todos os anos voltam ao local. O pé-de-moleque, arroz doce, cuscuz, bolo de milho, pipoca, chocolate quente e quentão são alguns dos quitututes que adoçam o paladar dos que participam desta grande festa.


Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, o evento era chamado de Joanina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário