sexta-feira, 25 de junho de 2010

BRASIL X PORTUGAL










Sem grandes rivalidades, Brasil entra no campo esta tarde com Portugal para definirem quem será o primeiro colocado do grupo G. O jogo é a última partida pela primeira fase da Copa do Mundo de 2010.


Aqui em Portugal, brasileiros e portugueses se unem, não só no campo de futebol, mas também no coração uma vez que por cá é comum encontrar casais das duas nacionalidades, por isso mesmo a festa esta garantida independente do placar final.



Antes mesmo da partida, as duas torcidas manifestaram a preferência por sua seleção, as bandeiras verde e amarelo (Brasil) e vermelho e verde (Portugal) ocupam a mesma janela, num perfeito sincronismo.


Quando Portugal enfrentou outros times a minha torcida sempre foi para os portugueses. Hoje, mesmo como coração dividido, vou vestir a minha camisa do Brasil e reforçar a torcida de “cem milhões de corações”.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Três santos são festejados no mês de junho


Assim como no Brasil, Santo Antônio, São João Batista e São Pedro são bastante festejados em Portugal. Durante todo o mês de Junho as comunidades se organizam para realizar as tradicionais “marchinhas populares”.


A ocasião é também uma oportunidade de se apreciar as sardinhas assadas, que neste período se encontram em abundância nas barracas que são montadas ao longo das ruas formando um grande arraial.

Dos santos do mês de Junho, São João é o mais festejado. Apesar de ser padroeiro de muitas terras, a cidade do Porto é aquela que mais manifesta devoção ao padroeiro dos monges, protetor dos casados e enfermos.


Já no Brasil, em Caruaru – cidade pernambucana – a festa em homenagem a São João é uma das maiores do país. Durante todo o mês o município se transforma em um enorme arraial. Bandeiras coloridas, músicas populares e apresentação de quadrilhas estilizadas fazem a alegria de milhares de turistas que todos os anos voltam ao local. O pé-de-moleque, arroz doce, cuscuz, bolo de milho, pipoca, chocolate quente e quentão são alguns dos quitututes que adoçam o paladar dos que participam desta grande festa.


Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, o evento era chamado de Joanina.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Pastel de Belém é roteiro gastronômico no país luso

Desembarcar em Portugal e não conhecer e nem degustar os Pastéis de Belém é voltar para a casa com a sensação de água na boca. O doce é uma das mais tradicionais especialidades da gastronomia portuguesa. Para acompanhar essa maravilha nada mais convidativo que um café expresso.


Localizada em uma área privilegiada, a Pastelaria de Belém, esta próxima ao Mosteiro dos Jerónimos, da Torre de Belém, do Museu dos Coches – único no mundo - do Padrão dos Descobrimentos e ainda do Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da Republica. Estes pontos atraem milhares de turistas ao longo do ano inteiro.



Embora se pareça bastante com os pastéis de nata, que são encontrados em diversos cafés da cidade nada se compara ao sabor dessa iguaria que recentemente recebeu Selo de Qualidade. Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.



A receita original dos Pastéis de Belém é guardada a sete chaves, sendo um segredo exclusivo dos fabricantes. O doce que é comido quente leva no final uma leve camada de açúcar e canela em pó, proporcionando um aroma marcante, convidando-nos a saborear mais que uma unidade. A pastelaria, que foi inaugurada em 1837, confecciona por dia cerca de 15 mil pastéis.



Essa é a prova mais que evidente de que os Pastéis de Belém sem dúvida nenhuma conquistou o paladar de turistas do mundo inteiro.

domingo, 20 de junho de 2010

Ponte é cartão postal de Portugal

Com 17,3 km de comprimento, a ponte Vasco da Gama, em Lisboa, é considerada a mais longa da Europa e a nona mais extensa do mundo. Construída para ser uma alternativa de trânsito rápido - que pudesse desafogar a ponte 25 de Abril - acabou se tornando muito mais que uma via de acesso, também um fabuloso cartão postal de Portugal.

O nome da ponte foi uma homenagem aos 500 anos da chegada do navegador e explorador português Vasco da Gama á Índia, em 1498. A obra é uma das mais altas construções de Portugal, com 155 metros de altura.


Com uma arquitetura moderna e futurista a ponte Vasco da Gama foi construída para durar cerca de 120 anos. Sua estrutura é projetada para suportar ventos de até 250km/h e resistir sismo estimado em 8,7 na escala de Richeter. Os pilares de sustentação da ponte estão edificados em uma profundidade de 95 metros abaixo do nível médio do mar.


A construção da ponte Vasco da Gama sobre o Rio Tejo, está escrita nos anais da história da engenharia civil como um dos maiores e mais bem sucedido projecto do Século. XX.



Portugal perde filho ilustre

Polêmico para uns e gênial para outros. Assim foi em vida o escritor português José Saramago, que na última sexta-feira (18.06) deixou mais pobre a literatura mundial, uma vez que os seus clássicos estão editados em diversos idiomas.

O corpo do autor português esta sendo velado na Câmara Municipal de Lisboa, para que os lusitanos possam se despedir daquele que foi considerado um dos seus filhos ilustres.

A urna funerária com o corpo de Saramago será cremado neste domingo (20) e as cinzas serão depositadas em sua terra natal, na aldeia de Azinhaga, na região de Ribatejo. Este foi o desejo manifestado pouco antes de falecer.

O escritor português dedicou a maior parte da sua vida a escrita, conquistando diversos prêmios dentre eles o Nobel da Literatura em 1998. O romance mais polêmico do autor foi "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" editado em 1995.

Mesmo com a saúde frágil José Saramago escreveu em 2009 seu último romance "Caim". Nele o autor provocou a igreja afirmando que "A Biblia é um manual de maus costumes".

Entre dois amores


Desde pequena sempre tive vontade de conhecer outros países e muitas vezes através das páginas dos livros de História viajava sobre as paisagens e os diversos acontecimentos que envolveram o Descobrimento do Brasil. Por isso mesmo, dentre os desejos de conhecer lugares diferentes, Portugal sempre foi a primeira opção.

Depois de priorizar o estudo e trabalho, em março de 2008, surgiu a oportunidade de fazer a tão esperada viagem. Logo ao desembarcar no Aeroporto de Lisboa, fui tomada por um misto de apreensão e, ao mesmo tempo, de alegria por estar realizando um sonho antigo. O termômetro, que na ocasião marcavam três graus, me fez sentir um frio na espinha, mas o nervosismo também era visível.

Ao sair das dependências do Aeroporto e circular pelas ruas pude, mesmo com uma noite mau dormida, observar encantada a cidade de Lisboa com seus castelos centenários que retratam mais do que aprendi nos livros de história. Neste ano passei 25 dias entre terras lusitanas e a Espanha. Eu que como qualquer turista aproveitei a facilidade de locomoção para conhecer outros lugares.

Quis o destino que eu encontrasse em terras lusitanas a minha alma gêmia, e com isso um motivo a mais para voltar a Portugal. E isso aconteceu em dezembro do mesmo ano. Saudei 2009 degustando um banquete bem português. Desta Vez fiquei por cá três meses para me adaptar ao inverno europeu, uma vez que já manifestava desejo de aqui morar.

Depois de voltar ao Brasil e retomar as atividades profissionais, comecei a cogitar a possibilidade de colocar em prática o sonho de viver em Portugal. Entre prós e contras, o coração falou mais alto tanto que deixei de novo o Brasil e voltei. A saudade da família, dos amigos e do trabalho ainda aperta o peito, mas fazer o que, se para cada escolha há sempre uma renúncia.

Hoje me encontro casada e ainda me adaptando a uma nova realidade: o de viver entre Dois Amores. O Brasil meu país amado e Portugal que me acolheu e eu escolhi viver.