sexta-feira, 9 de julho de 2010

BACALHAU COM CREME DE LEITE


A pedido do meu amigo e jornalista de Mato Grosso - Brasil, Adilson Rosa, eis uma das receitas do Bacalhau com Natas (Creme de Leite). Espero que goste do prato que aqui em Portugal é um dos meus preferidos.


INGREDIENTES


• 4 ou 5 postas de bacalhau previamente demolhadas (de molho de um dia para outro, sempre trocando as águas);
• 1/2 kg de batatas palha;
• 3 ovos cozidos;
• 2 latas de natas (creme de leite);
• farinha maizena (fazer um molho)
• 5 cebolas;
• 4 dentes de alho;
• Pimenta do reino;
• sal;
• azeite;
• queijo parmesão;
• pão ralado.


MODO DE PREPARO

Cozer os ovos e cortá-los aos cubinhos. Numa panela média, colocar as cebolas cortadas às rodelas, juntar os alhos e o azeite, deixar refogar, sem queimar a cebola. Juntar as postas do bacalhau, desfiadas, com um pouco de pimenta do reino, deixar refogar o bacalhau. Depois juntar as batatas fritas e misturar bem.

Fazer à parte o molho com a maizena e misturar no bacalhau, juntamente com as natas (tomar atenção à quantidade, varia consoante a espessura do molho e do preparado). Não pode ficar muito seco, mas as coisas não devem ficar a boiar, deve ficar uma mistura cremosa.

No fim de levantar fervura, juntar os ovos cortados aos pedacinhos. Colocar num tabuleiro para ir ao forno, por cima polvilhar uma camadinha fina de pão ralado e por cima de tudo isto polvilhar com queijo parmesão. Deixar alourar um pouco no forno.

SUJESTÃO

Esse delicioso prato dever ser acompanhado com um bom vinho branco, bem fresquinho! Daí é só se deliciar. Bom apetite!!!!!

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Gastronomia portuguesa é de dar água na boca

Considerada uma das mais saborosas do mundo, a gastronomia portuguesa é mesmo de dar água na boca, e apreciar as variadas delícias do país é ter a certeza de que estaremos sempre a brigar com a balança.


Especiarias como a pimenta, canela, noz moscada e caril são alguns dos ingredientes usados em diferentes regiões, presentes nos peixes, carnes e aves. Já as sobremesas completam os cardápios.


Retiradas das águas frias da Noruega o bacalhau se tornou o carro chefe da culinária portuguesa, e podem ser feitas de diversas formas; com natas (creme de leite), com broa (pão), com grãos, com espinafres, cozido, frito ou feitos em forma de bolinhos.


Outra iguaria é a sardinha, bastante consumida no mês de Junho e Julho, em ocasião das festas em homenagens aos santos, Antônio, João Bathista e Pedro. O pão também é base da alimentação portuguesa, um bom acompanhante de qualquer que seja o prato escolhido.


Portugal também é rico na produção de vinhos. Além dos vinhos únicos do Porto e da Madeira, existem mais de cem variedades diferentes da bebida, desde os vinhos de mesa a vinhos especiais (espumantes), o que completam a lista de produtos que fazem desta terra, um circuito gastronômico em que todo o turista e população local tem a “difícil” obrigação de conhecer.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

ALMADA TEM CRISTO REI


Com 110 metros de altura, o Cristo Rei da cidade de Almada – Portugal, é o maior monumento religioso do país. Além de ser um cartão postal a obra, que no ano passado completou 50 anos é uma atração turística para quem visita Lisboa. A ideia de construir um Cristo similar ao do Rio de Janeiro se deu quando o Cardeal Dom Manuel Gonçalves Cerejeira visitou, em 1934, a cidade carioca e ficou encantado com o Cristo Redentor.



A primeira pedra da construção do Cristo Rei foi lançada em 1941, após a Segunda Guerra Mundial. Já a inauguração da obra aconteceu em 17 de Maio de 1959, no dia de Pentecostes. O evento contou com a presença dos cardeais do Rio de Janeiro e de mais de 300 mil pessoas, entre autoridades oficiais e civis. Na altura, o Cardeal Cerejeira afirmou que o monumento seria sempre um sinal de gratidão pelo dom da paz, uma vez que Portugal havia ficado neutro durante a segunda guerra.



No santuário do Cristo Rei, os turistas tem uma das mais belas vistas da cidade de Lisboa, uma vez que o monumento religioso foi construído estrategicamente para ficar de braços abertos para o Rio Tejo. O local é hoje, assim como o santuário de Fátima, um espaço também dedicado a peregrinação.



A beleza do local e a grandiosidade da obra nos faz voltar muitas vezes ao Santuário. Eu mesma, toda a vez que vou a Lisboa me sinto protegida porque, seja de comboio (trem), carro ou de barco sinto que o Cristo Rei está olhando por mim e por todas as pessoas que diariamente, fazem aquele percurso.