quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Doze meses longe de casa

Hoje faz exatamente um ano que deixei a minha cidade, Cuiabá – MT – Brasil, para morar em terras lusitanas. No começo confesso que eu chorava todos os dias e, a vontade de voltar para casa era uma constante.
Apesar do carinho e atenção de meu esposo, tinha muitas saudades de meus pais, irmãos sobrinhos, amigos e até do trabalho, onde deixei colegas de profissão. Estou ainda tentando a me adaptar a esse velho/novo mundo, mas as dificuldades de ser imigrante ainda pesa muito.




Conheci ao longo desses 12 meses pessoas maravilhosas o que tem me confortado bastante. Nesse período também conheci lugares encantadores, culturas diferentes e a vontade de aprender cada vez mais sobre Portugal, me fez criar esse blog, e dessa forma tentar ao mesmo tempo, fazer um parâmetro entre o Brasil – meu país amado, e Portugal - país que escolhi para viver.





Embora haja uma distância geográfica enorme entre os dois países, há também muitas semelhanças que vão além do idioma português. E isso a gente não aprende nos livros de história, mas no dia-a-dia por cá - como dizem os portugueses. Andando em Lisboa podemos observar que muito da arquitetura local pode ser vista em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro dentre outras. Afinal de contas foram eles os nossos descobridores, e não é estranho termos tantas coisas semelhantes.




Mas deixando de lado essas particularidades, hoje é mesmo um dia de saudade. Ainda bem que o mundo se globalizou, se não fosse a internet, telefone, skaype e outros meios de comunicação tecnológica talvez não suportasse tanto tempo longe da minha família. Mas o que me conforta é ouvir toda a vez que eu ligo para a minha mãe que todos estão bem e que sentem saudades de mim também.






Não vejo a hora de rever a minha casa materna, abraçar cada integrante da família Passos e dizer que a gente só entende a importância de cada pessoa na nossa vida quando estamos longe. AMO VOCÊS!!!!!