sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Castelo de São Jorge tem vista panorâmica de Lisboa

O Castelo de São Jorge tem uma das mais belas vistas panorâmica do Rio Tejo e da cidade de Lisboa. De fundação romana o local foi utilizado como residência oficial do Rei D. Afonso Henriques, depois da conquista de Lisboa aos mouros em 1147.


Com a transferência da residência real e da corte para a baixa da cidade, os terramotos de 1531 e 1755, acabaram danificando as estruturas do castelo, mesmo assim até hoje mantém relevância histórica, arqueológica e arquitetônica, no contexto Patrimônio Cultural Nacional.



Durante o passeio pelo interior do castelo o visitante pode subir ás torres, andar pelas plataformas das muralhas e ver a Casa Ogival com seus cinco arcos ogivais onde pode ver a porta do século XVII que fazia a ligação às prisões existentes naquela época.





Quem visita a Castelo de São Jorge pode ter a certeza de que terá um dia bem animado.





segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Outono com cara de inverno


A estação é outono, mas com uma carinha de inverno. Durante os dias o sol meio tímido tem a companhia do vento frio. Já as noites estão com temperaturas em torno dos dez graus, o que nos faz dormir com roupas de camas mas quentinhas. Vinda de um Estado onde a temperatura, rondam por volta dos 47 graus, é difícil de acostumar com essa variação de tempo. Mais difícil ainda é saber que esta estação dura sete meses.



No verão as pessoas aqui na Europa andam mais despojadas, com chinelos e sandálias abertas, bermudas ou vestidos mais soltos e muito mais animadas. Já no outono as mulheres abusam um pouco mais das maquiagens, as roupas curtas são substituídas por casacos mais fechados e as botas de diversas cores e modelos completam o vestuário que fica mais elegante e sofisticado. Sem sombras de dúvidas que no outono as pessoas estão muito mais bonitas.



Quando o inverno aperta e, as temperaturas estão abaixo de zero graus, temos a sensação de que estamos com dez quilos a mais em decorrência das diversas camadas de roupas que usamos para nos aquecer. Neste período a elegância pode até prevalecer, mas os cuidados com o corte e cores das roupas ficam em segundo plano, o que importa é estarmos preparados para enfrentar o frio que por aqui é bem rigoroso.



Enquanto o inverno não chega, vamos aproveitando para apreciar esta estação do ano onde as folhas das árvores caem para se renovarem na primavera.