quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Castanhas e vinho novo para saudar São Martinho

Em Portugal, o 11 de Novembro é dia de saudar São Martinho, o santo peregrino que na juventude foi soldado romano. A sua generosidade e humildade, aliadas a uma enorme fama de milagreiro fizeram dele um dos santos mais queridos da população. São Martinho é santo patrono dos alfaiates, dos cavaleiros, dos pedintes, dos restauradores, dos produtores de vinho e dos alcoólicos reformados, dos soldados e dos cavalos.

O fato de o seu dia coincidir com a época do ano em que se celebra o culto dos antepassados e com a altura do calendário rural em que terminam os trabalhos agrícolas e se começa a usufruir das colheitas (do vinho, dos frutos, dos animais), por isso mesmo é que nesta data, assam-se castanhas e prova-se o vinho novo.

A castanha apresenta um elevado teor em fibras. É um fruto nutritivo e contêm uma quantidade considerável de vitamina C, B1 e B9, e de sais minerais, como o potássio. Pode ser utilizada na culinária, no acompanhamento de assados ou em pratos de carne e peixe, ou em sopa. Também matem um delicioso sabor agradável às sobremesas.

Já o vinho novo, também chamado de geropiga ou água-pé são bebidas tradicionais e de fabricações caseiras que acompanham as castanhas neste dia de São Martinho.