sexta-feira, 15 de abril de 2011

Dia Mundial da Voz

Neste sábado (16) comemora-se o “Dia Mundial da Voz”. A celebração da data tem por objetivo alertar a população em geral sobre os cuidados que devem ser tomados para garantir uma voz saudável. Com o rastreio da voz é possível obter um diagnóstico precoce e a prevenção de diversas doenças ainda em fase inicial.

O Brasil é o segundo país do mundo com incidência de câncer da laringe. Esta doença é evitável, pois esta associada ao uso do fumo em aproximadamente 95% dos casos confirmados. É um câncer de fácil diagnóstico e altamente curável se for detectada no início. Segundo a União Internacional contra o Câncer - UICC, a rouquidão persistente é um dos sete sinais de alerta do câncer de laringe.


A voz é o instrumento de trabalho de aproximadamente 25% da população economicamente ativa, que dela depende todos os dias para alcançar o sucesso em suas ocupações Para preservar a voz é recomendável beber bastante água, não gritar em excesso e não fumar.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Vai um café ai?

Café faz bem a saúde sim senhor. Estudiosos afirmam que o bom cafezinho em doses moderadas podem ajudar no combate de alguns tipos de câncer e doenças neurológicas.


Os primeiros estudos médicos que apontaram que o café fazia mal a saúde, foram feitas com cápsulas de cafeína. Esta propriedade de fato eleva a pressão arterial e pode aumentar as batidas do coração. A composição quimica do café possuí apenas 2% de cafeína e outros demais produtos.


Investigadores e especialistas do Centro de Neurociências da Universidade de Coimbra lançaram um número especial do "Journal Alzheimer’s Disease". O estudo publicado pelo grupo, no qual participaram os maiores especialistas internacionais, demonstra os benefícios do café no tratamento de doenças como Alzheimer, Parkinson e depressão.

O grupo liderado por Rodrigo Cunha, que se dedica desde 2001 à investigação dos efeitos da cafeína nas doenças de memória, vem assim contrariar a ideia de que o café pode ser nocivo para quem sofre de doenças cardiovasculares.


Vale ressaltar que o café em grande quantidade pode fazer mal a saúde. O consumo moderado de café é de até doze xícaras por dia. Com tantas notícias boas, vai um café ai?




quarta-feira, 13 de abril de 2011

Noveleira Assumida

Sou uma noveleira assumida. Quando a trama me atraí fico “P” da vida quando perco um só capítulo. Assim como milhares de telespectadoras, torço sempre por um final feliz, principalmente, dos artistas que ganharam a minha atenção durante a exibição da telenovela.


Quando vim do Brasil para Portugal estava passando "Cama de Gato" e que eu acompanhava regularmente. Fiquei dias vendo as cenas pela internet até que troquei de plano e fiquei sem net durante 15 dias, daí então desisti de ver os capítulos antigos e, consequentemente a novela.



Nesta época começou a passar aqui em Portugal uma novela chamada "Perfeito Coração" e eu comecei a seguir. Acabei me empolgando com a trama portuguesa e com os artistas que faziam parte do elenco. Fiquei encantada e agora estou acompanhando "Laços de Sangue" uma produção da SIC (Sociedade Independente de Comunicação) em parceria com a rede Globo de Televisão.



A novela conta a história de duas irmãs separadas quando eram crianças, por força de um acidente. Eles se encontram anos mais tarde e travam uma luta pelo amor do mesmo homem. Essa telenovela esta seguindo para a reta final, assim espero, porque na segunda semana de agosto estarei embarcando para o Brasil e não gostaria de ir sem ver o final da novela.