quarta-feira, 18 de maio de 2011

OS SANTOS DE JUNHO

Junho é o mês de se fazer homenagens aos santos católicos: Antônio, João Batista e Pedro, venerados, respectivamente, nos dias 13,24 e 29.

Santo Antônio nasceu em Lisboa - Portugal em 15 de agosto de 1195, e era filho de uma família rica. Aos 15 anos entrou para o Convento de Santa Cruz de Coimbra. Foi admitido na ordem dos irmãos Menores de São Francisco, onde ordenou-se sacerdote. Logo depois partiu para missões contra os infiéis, no Marrocos. Lecionou teologia nas universidades italianas de Bolonha e Pádua e nas universidades francesas de Toulouse, Mont-Pellier e Puen-en-Velay, adquirindo reputação de orador sacro. Faleceu na Itália em 1231, com apenas 36 anos.


Os portugueses levaram para o Brasil, a devoção a Santo Antônio, que foi introduzida em Pernambuco, em 1550, quando foi erguida uma capela em louvor ao santo lisboeta, que deu origem ao primeiro convento carmelita no Brasil: Convento de Santo Antônio do Carmo, em Olinda. Santo Antônio é o protetor dos nichos e barraquinhas, dos soldados, o santo da familia, o desvendador de pedidos e protetor de casamento.


Se Santo Antônio é o santo de Lisboa, São João é, sem sombra de dúvida, o santo mais popular em Portugal. Segundos relatos João Batista, nasceu numa cidade do reino de Judá, filho do sacerdote Zacarias e de Isabel, parenta próxima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Batizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o batismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adotados pelo cristianismo.

João preparou-se para a missão que lhe havia sido confiada passando sua juventude no deserto, e lá se dedicando ao jejum e às orações. Até que por volta do ano 25 ele finalmente iniciou sua vida de pregador às margens do rio Jordão, proclamando a chegada de Jesus como o Cordeiro de Deus que daria o batismo à humanidade.

João também pregou na corte de Herodes Antipas, tetrarca da Galiléia, condenando a vida escandalosa do homem que tomara para mulher a esposa de seu irmão, chamada Herodíades. Por isso foi preso e encarcerado, só não sendo condenado à morte porque o governador conhecia a popularidade do pregador e temia a reação do povo diante dessa medida extrema. Porém, durante as comemorações pelo aniversário de Herodes, a filha de Herodíades, chamada Salomé, dançou entre os convidados, agradando tanto ao aniversariante que este prometeu atender a qualquer pedido feito pela moça. E esta, instigada pela mãe, exigiu a cabeça de João Batista, que lhe foi trazida numa bandeja prata. Sua festa é comemorada em 24 de junho, data considerada pela Igreja Católica como sendo a do seu nascimento.


Segundo a bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nasceu na Galiléia, onde exerceu o ofício de pescador em sociedade com o irmão André. Sempre em evidência nos evangelhos, Pedro, foi um dos doze apóstolos de Cristo. Pedro teria conhecido Jesus quando este lhe pediu que utilizasse uma das suas barcas, de forma a poder pregar a uma multidão de gente que o queria ouvir. Pedro, que estava a lavar redes com São Tiago e João, seus sócios, concedeu-lhe o lugar na barca que foi afastada um pouco da margem.


No final da pregação, Jesus disse a Simão que fosse pescar de novo com as redes em águas mais profundas. Pedro disse-lhe que tentara em vão pescar durante toda a noite e nada conseguira mas, em atenção ao seu pedido, fá-lo-ia. O resultado foi uma pescaria de tal monta que as redes iam rebentando, sendo necessária a ajuda da barca dos seus dois sócios, que também quase se afundava puxando os peixes.


São Pedro é protetor dos pescadores, por isso várias homenagens lhes são rendidas através de procissões terrestre-fluvial. Ele também foi o primeiro papa da igreja católica.




CURIOSIDADE


Outros santos são comemorados no mês de Junho, mas poucos são os fiéis que rende-se culto a São Ovídio, Santa Clotilde, São Norberto, Santa Cândida, Santo Edmundo, Santa Margarida, São Barnabé, Santa Flora, Santo Agostinho, Santa Marina, São Protásio, Santa Juliana, São Luiz Gonzaga, São Guilherme e Santa Lúcia.