segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rompendo fronteiras

O samba cruzou o mar, rompeu fronteiras e criou raízes nos quatro cantos do planeta. O gênero musical que faz parte da vida dos brasileiros, tem sido radicado em países como Portugal, que tem difundido o samba com muita competência e perfeição.

Criado em 1973 por estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra, o grupo Samba Lêlê começou a divulgar o samba de raiz, por todo o país. Em 1983, com o regresso da maioria dos integrantes ao Brasil, após o término de seus respectivos cursos, o vocalista Alexandre Sérgio Martins Lopes (Xando), resolveu mudar o nome do grupo, batizando de “Os Acarajés”.

Em 2005, já reconhecidos nacionalmente, durante um show na cidade de Ovar foram apadrinhados pelo grupo Fundo de Quintal. Em 2007 foi a vez de Beth Carvalho se tornar a madrinha do grupo que então tinha voltado a adotar o nome antigo, Samba Lêlê. Desde então vem fazendo shows em todo o país.

No último sábado (02/07) se apresentaram na cidade de Sesimbra, para centenas de turistas e população local que acompanharam o repertório de músicas de sambistas renomados como Jorge Aragão e Arlindo Cruz. Vale ressaltar que o grupo Samba Lêlê, atualmente é composto por sete integrantes, destes três são brasileiros.

O compositor Dorival Caymmi traduziu com perfeição a música Samba da Minha Terra, quando escreveu que: “ quem não gosta de samba bom sujeito não é/ é ruim da cabeça ou doente do pé."