Calça Jeans completa 138 anos


Desbotada, clara ou mais escura, fashion ou, simplesmente, tradicional, não importa a opção o certo que a calça jeans se tornou uma peça indispensável no guarda-roupa de qualquer pessoa. Esse vestuário completa neste 20 de maio, 138 anos.

Segundo relatos, há cerca de um século, Levi Strauss e Jacob Davis, imigrantes alemães, decidiram criar uma roupa resistente para os trabalhadores das minas americanas a partir da lona que era usada na cobertura de barracas. No auge da corrida do ouro, o que os homens menos queriam era uma calça que não estragasse com facilidade e tivesse grande durabilidade.

Strauss confeccionou duas ou três peças reforçadas com o tecido e disponibilizou-as aos mineradores. Jacobs sugeriu que as costuras das calças fossem reforçadas com rebites. O sucesso foi estrondoso e os dois patentearam a novidade. No dia 20 de maio de 1873 foi concedido o United States Patent.

Os trabalhadores adotaram os jeans para o uniforme de trabalho mas foi só no século XX que ele passou a ser mais popular. A peça a partir daí mudou o conceito de vestir e começou a ditar moda em todo o mundo.

E você sabe responder quantas calças jeans tem no seu guarda-roupa? Eu tenho várias e destas, pelo menos seis uso com mais frequência.