A primeira pedra da construção do Cristo Rei foi lançada em 1941, após a Segunda Guerra Mundial. Já a inauguração da obra aconteceu em 17 de Maio de 1959, no dia de Pentecostes. O evento contou com a presença dos cardeais do Rio de Janeiro e de mais de 300 mil pessoas, entre autoridades oficiais e civis. Na altura, o Cardeal Cerejeira afirmou que o monumento seria sempre um sinal de gratidão pelo dom da paz, uma vez que Portugal havia ficado neutro durante a segunda guerra.
No santuário do Cristo Rei, os turistas tem uma das mais belas vistas da cidade de Lisboa, uma vez que o monumento religioso foi construído estrategicamente para ficar de braços abertos para o Rio Tejo. O local é hoje, assim como o santuário de Fátima, um espaço também dedicado a peregrinação.
A beleza do local e a grandiosidade da obra nos faz voltar muitas vezes ao Santuário. Eu mesma, toda a vez que vou a Lisboa me sinto protegida porque, seja de comboio (trem), carro ou de barco sinto que o Cristo Rei está olhando por mim e por todas as pessoas que diariamente, fazem aquele percurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário