INGREDIENTES
sexta-feira, 9 de julho de 2010
BACALHAU COM CREME DE LEITE
INGREDIENTES
quinta-feira, 8 de julho de 2010
Gastronomia portuguesa é de dar água na boca
Considerada uma das mais saborosas do mundo, a gastronomia portuguesa é mesmo de dar água na boca, e apreciar as variadas delícias do país é ter a certeza de que estaremos sempre a brigar com a balança.
Especiarias como a pimenta, canela, noz moscada e caril são alguns dos ingredientes usados em diferentes regiões, presentes nos peixes, carnes e aves. Já as sobremesas completam os cardápios.
Retiradas das águas frias da Noruega o bacalhau se tornou o carro chefe da culinária portuguesa, e podem ser feitas de diversas formas; com natas (creme de leite), com broa (pão), com grãos, com espinafres, cozido, frito ou feitos em forma de bolinhos.
Outra iguaria é a sardinha, bastante consumida no mês de Junho e Julho, em ocasião das festas em homenagens aos santos, Antônio, João Bathista e Pedro. O pão também é base da alimentação portuguesa, um bom acompanhante de qualquer que seja o prato escolhido.
Portugal também é rico na produção de vinhos. Além dos vinhos únicos do Porto e da Madeira, existem mais de cem variedades diferentes da bebida, desde os vinhos de mesa a vinhos especiais (espumantes), o que completam a lista de produtos que fazem desta terra, um circuito gastronômico em que todo o turista e população local tem a “difícil” obrigação de conhecer.
segunda-feira, 5 de julho de 2010
ALMADA TEM CRISTO REI
A primeira pedra da construção do Cristo Rei foi lançada em 1941, após a Segunda Guerra Mundial. Já a inauguração da obra aconteceu em 17 de Maio de 1959, no dia de Pentecostes. O evento contou com a presença dos cardeais do Rio de Janeiro e de mais de 300 mil pessoas, entre autoridades oficiais e civis. Na altura, o Cardeal Cerejeira afirmou que o monumento seria sempre um sinal de gratidão pelo dom da paz, uma vez que Portugal havia ficado neutro durante a segunda guerra.
No santuário do Cristo Rei, os turistas tem uma das mais belas vistas da cidade de Lisboa, uma vez que o monumento religioso foi construído estrategicamente para ficar de braços abertos para o Rio Tejo. O local é hoje, assim como o santuário de Fátima, um espaço também dedicado a peregrinação.
A beleza do local e a grandiosidade da obra nos faz voltar muitas vezes ao Santuário. Eu mesma, toda a vez que vou a Lisboa me sinto protegida porque, seja de comboio (trem), carro ou de barco sinto que o Cristo Rei está olhando por mim e por todas as pessoas que diariamente, fazem aquele percurso.