O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, está em Portugal, precisamente, na cidade do Porto, conhecendo as funcionalidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ideia é implantar em Cuiabá esse tipo de transporte alternativo e de baixo custo, até a Copa de 2014.
Morando há cerca de dois anos em Lisboa, posso garantir que o metro é sim um transporte de excelente qualidade. Além de rápido é uma boa ferramenta a qualquer turista que vem visitar o país. A viagem é feita sem nenhum transtorno e com toda a segurança possível.
Para se ter uma noção, da cidade de Almada onde moro, até o centro de Lisboa são 12 quilômetros, um percurso razoavelmente pequeno, isso se o trajeto não for feito de veículo próprio. Infelizmente, como acontece na maioria dos países da união europeia, o número de veículos aumentou de forma assustadora o que tem acarretado um estrangulamento no trânsito, principalmente, no horário de rush. De metro (veículo de superfície) e comboio (subterrânio) essa viagem é realizada em 30 minutos. Já de carro esse mesmo percurso pode durar até 2 horas.
Pode parecer exagero, mas é dessa forma que o trânsito aqui em Portugal funciona, o que tem acarretado uma dor de cabeça ao governo local que estuda a possibilidade de aumentar a rotatividade dos carros, fazendo com que a população utilize mais os transportes alternativos.
Espero que o sonho do VLT seja realmente uma realidade em Cuiabá. Eu como mato-grossense estou na torcida e com certeza que se implantado na cidade farei uso do transporte alternativo.
Que maravilha, princesa!!!
ResponderExcluirEu também fico na torcida por essa alternativa...será que vai vingar?