segunda-feira, 26 de julho de 2010

Europeus sofrem com onda de calor

Enfrentar o verão europeu não tem sido tarefa fácil nem mesmo para mim que venho de uma das capitais mais quente do Brasil, Cuiabá – MT, onde a temperatura média ronda por volta dos 42 graus.

Para tentar amenizar a onda de calor a saída é refrescar nas praias ou nos parques da cidade, desde que tenhamos por perto bebidas e sorvetes bem gelados.

Nesta semana uma notícia no telejornal nacional me chamou atenção, a localidade de Amareleja, localizada na região do Alentejo - sul de Portugal, registrou 50 º C por dois dias consecutivos. A vila turística é famosa pelas altas temperaturas, em 2003 o termômetro marcou 47,3 ºC.

E a onda de calor não para por aí. Em Lisboa os turistas estão deixando para sair bem no finalzinho de tarde onde a temperatura está mais amena. Na estação fria, as ruas estão sempre lotadas por pessoas vindas dos quatro cantos do mundo.

A boa notícia é que neste fim-de-semana a temperatura deverá cair um pouco, mas a previsão é nada animadora, o calor deverá estar por volta dos 30 graus. E os comerciantes agradecem: Água, cervejas, refrigerantes e sorvetes não irão sobrar nas prateleiras.