quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pagadores de promessas

Não importa o dia da semana, do mês ou do ano, no Santuário de Fátima, em Portugal, todo o dia tem sempre alguém pagando uma promessa, e pela quantidade de gente que passa pelo local, durante o ano todo, nossa senhora é mesmo muito milagrosa.

Durante uma dessas minhas visitas ao Santuário fiquei por um bom tempo a observar atenta a algumas pessoas que pela emoção ou pela dor, demonstravam uma devoção acima do normal. Das centenas de pessoas, que neste domingo estavam presentes, três delas me chamaram atenção.

A primeira foi uma senhora que ao descer de joelhos a plataforma que leva a Igreja Nova a Igreja das Aparições - cerca de 800 metros - vinha carregando nos braços uma criança de poucos meses. Mesmo de longe deu para perceber que era uma menina. Nesse momento questionei: Qual terá sido o motivo que levou essa mãe a tal sacrifício? Será que era o desejo de se ter um filho? Ou será que a filha tinha algum problema e a mãe resolveu pedir a mãe de Jesus que intercedesse por ela e pela filha? Foram muitas as perguntas e nenhuma resposta.....

A segunda imagem que meus olhos fixaram foram um casal de jovens que desciam a passarela lado a lado e firmes na mesma fé. Talvez o pedido tenha sido em conjunto, portanto a promessa também estava sendo paga pelos dois. E outra vez o pensamento a questionar. Qual terá sido a graça alcançada?

Já a terceira personagem dessa história foi um senhor de um pouco mais de idade. Este não o vi descer a esplanada, mas o vi passar rezando o terço mais de dezenas de vezes em volta do altar onde esta a imagem oficial de Nossa Senhora de Fátima. As lágrimas de desciam de seu rosto me fez sentir um nó na garganta, só aí pude perceber que este mesmo senhor caminhava com certa dificuldade, isso talvez por causa de alguma doença que lhe causou uma lesão muscular. Para esta situação nenhuma questão levantei. Meus olhos estavam certificando o milagre de um pedido atendido e mesmo sem forças naquela perna, a vontade de pagar a promessa era mais forte.

Sem sombras de dúvidas que o Santuário de Nossa Senhora de Fátima é com certeza um lugar de muita magia espiritual. Eu mesma todas as vezes que tenho a oportunidade de visitar a basílica volto pra casa muito mais revigorada. E me juntando a milhares de pessoas que vão ao local fiz também o meu pedido e na esperança de ser brevemente atendida, vou de joelhos descer a plataforma e agradecer a nossa senhora a graça recebida.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

188 anos de Independência do Brasil

O 7 de Setembro é uma das datas mais importantes e históricas do Brasil, é o dia que marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política do país, graças a D. Pedro I, que em 1822 as margens do Rio Ipiranga gritou: “Independência ou Morte”.


Muitas tentativas anteriores foram realizadas sem êxito e isso resultou na morte de muitas pessoas que lutaram por esse ideal, como por exemplo, Tiradentes que por defender a liberdade do Brasil foi executado pela coroa portuguesa durante o processo da Inconfidência Mineira.


Para comemorar os 188 anos de Independência do Brasil nada melhor que cantarmos o nosso Hino Nacional Brasileiro que tem a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a música de Francisco Manuel da Silva.



OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,
BRILHOU NO CÉU DA
PÁTRIA NESSE INSTANTE.
SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!

BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU,BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!


DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
"NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
"NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

Ó PÁTRIA AMADA,
IDOLATRADA,
SALVE! SALVE!.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

TERRA ADORADA,
ENTRE OUTRAS MIL,
ÉS TU, BRASIL,
Ó PÁTRIA AMADA!
DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
PÁTRIA AMADA,
BRASIL!