domingo, 1 de maio de 2011

Dia das Mães

Aqui na Europa o Dia das Mães é comemorado no primeiro domingo de Maio. Assim como no Brasil, onde a data é festejada no segundo domingo, a troca de presentes é um ritual que os filhos realizam todos os anos. O engraçado é que muitos desconhecem a história em torno dessa celebração, que acabou entrando para o calendário nacional.


O Dia das Mães teve origem no princípio do século XX quando uma norte-americana, chamada Anna Jarvis, perdeu a sua mãe. Logo após o sepultamento a jovem moça entrou em completa depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a ideia de perpetuar a memória da mãe de Annie com uma festa, e esta por sua vez, desejou que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas.


Em pouco tempo, a comemoração ao Dia das Mães se alastrou por todo os Estados Unidos e sua data foi oficializada pelo Congresso Norte-Americano. A Lei, que declarou o data como festa nacional foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson, no dia 9 de Maio de 1914. Após essa iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário oficial.


Meus parabéns a todas as mães: as que geraram os filhos, as mães adotivas, as tias, madrinhas, irmãs e as que, simplesmente, exercem a difícil arte de ser mãe.