sábado, 30 de abril de 2011

VLT em Cuiabá: Um sonho que pode se tornar realidade




O governador do Estado de Mato Grosso, Silval Barbosa, está em Portugal, precisamente, na cidade do Porto, conhecendo as funcionalidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ideia é implantar em Cuiabá esse tipo de transporte alternativo e de baixo custo, até a Copa de 2014.




Morando há cerca de dois anos em Lisboa, posso garantir que o metro é sim um transporte de excelente qualidade. Além de rápido é uma boa ferramenta a qualquer turista que vem visitar o país. A viagem é feita sem nenhum transtorno e com toda a segurança possível.




Para se ter uma noção, da cidade de Almada onde moro, até o centro de Lisboa são 12 quilômetros, um percurso razoavelmente pequeno, isso se o trajeto não for feito de veículo próprio. Infelizmente, como acontece na maioria dos países da união europeia, o número de veículos aumentou de forma assustadora o que tem acarretado um estrangulamento no trânsito, principalmente, no horário de rush. De metro (veículo de superfície) e comboio (subterrânio) essa viagem é realizada em 30 minutos. Já de carro esse mesmo percurso pode durar até 2 horas.




Pode parecer exagero, mas é dessa forma que o trânsito aqui em Portugal funciona, o que tem acarretado uma dor de cabeça ao governo local que estuda a possibilidade de aumentar a rotatividade dos carros, fazendo com que a população utilize mais os transportes alternativos.






Espero que o sonho do VLT seja realmente uma realidade em Cuiabá. Eu como mato-grossense estou na torcida e com certeza que se implantado na cidade farei uso do transporte alternativo.














quarta-feira, 27 de abril de 2011

Família Dinossauro

Quem alguma vez na vida não parou em frente a TV para ver as travessuras do pequeno dinossauro baby? Eu cansei de chegar atrasada no trabalho porque ficava parada assistindo o seriado que, no Brasil, passava justamente no horário de almoço. Pois é essa produção animada completou ontem 20 anos.


Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions – que criou os bonecos que representam os personagens – e a Michael Jacobs Productions, os Dinossauros retratava as aventuras da família Silva Sauro, que vivia em uma sociedade dominada pelos grandes répteis e onde os humanos eram animais selvagens.


Apesar de ser concebida como um programa infantil, fez uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média desse país.




O programa durou quatro temporadas, no total 65 episódios, e teve um dos finais mais tristes já vistos, o fim da era dinossauro.






segunda-feira, 25 de abril de 2011

Revolução do Cravo

Repressão e a guerra colonial desencadeada em Angola, Guiné e Moçambique - territórios que na época pertenciam à Portugal e que queriam ser independentes – contribuíram para o golpe de Estado Militar, ocorrido no dia 25 de Abril de 1974, em Portugal. A revolução foi um movimento pacífico, porém quatro ativistas morreram durante a ação.




A manifestação teve total apoio da população que andava descontente por causa do atraso em que o país vivia, além da censura, conhecida como “lápis azul”, que escolhia o que as pessoas liam nos jornais, e ouviam no rádio e na televisão. O movimento, também conhecido como a Revolução do Cravo possibilitou a implantação de um novo regime democrático.



Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade".



Curiosidade: Somente após do 25 de Abril é que as mulheres passaram a ser cidadãs plenas, ou seja, acesso a todas as profissões, votar e ser votadas, ter contas bancárias, possuir passaporte e sair do país sem autorização escrita dos maridos, o que antes da revolução de 1974 era impensável.




Com tantos avanços temos mesmo é que comemorar. Viva a liberdade!!!!