segunda-feira, 25 de abril de 2011

Revolução do Cravo

Repressão e a guerra colonial desencadeada em Angola, Guiné e Moçambique - territórios que na época pertenciam à Portugal e que queriam ser independentes – contribuíram para o golpe de Estado Militar, ocorrido no dia 25 de Abril de 1974, em Portugal. A revolução foi um movimento pacífico, porém quatro ativistas morreram durante a ação.




A manifestação teve total apoio da população que andava descontente por causa do atraso em que o país vivia, além da censura, conhecida como “lápis azul”, que escolhia o que as pessoas liam nos jornais, e ouviam no rádio e na televisão. O movimento, também conhecido como a Revolução do Cravo possibilitou a implantação de um novo regime democrático.



Na sequência destes eventos foi instituído em Portugal um feriado nacional no dia 25 de Abril, denominado "Dia da Liberdade".



Curiosidade: Somente após do 25 de Abril é que as mulheres passaram a ser cidadãs plenas, ou seja, acesso a todas as profissões, votar e ser votadas, ter contas bancárias, possuir passaporte e sair do país sem autorização escrita dos maridos, o que antes da revolução de 1974 era impensável.




Com tantos avanços temos mesmo é que comemorar. Viva a liberdade!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário