segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Óbidos é uma das principais jóias de Portugal

Mesmo que tivesse nascido em Portugal, não teria a oportunidade de desvendar todas as paisagens, localidades e monumentos centenários que fazem deste país um lugar, simplesmente, fantástico. Dentre as belezas encontradas aqui, a cidade de Óbidos - localizada a cerca de 100 quilômetros de Lisboa - é um lugar onde as tradições se fundem e se reencontram.



Uma das grandes atracões turísticas do local é o Castelo Medieval, que para além das funções militares da época, serviu de residência real. Mantém até hoje uma vila de ruas tortuosas onde pode-se observar vestígios de diversas civilizações. Dos recantos e jardins fechados da zona antiga da cidade passando pelo renascimento ao barroco que foram destruídas e reconstruídas ao longo dos séculos.




A porta principal de acesso a vila foi construída em 1380 e abriga o oratório de Nossa Senhora da Piedade. No espaço encontramos ainda as Igrejas de São João Batista (fundada pela rainha Santa Isabel em 1309), São Pedro (edificada no século XIII), Santa Maria (antiga matriz, fundada no século XII), Igreja da Misericórdia (fundada pela rainha Leonor no século XVI), além da capela de São Martinho (1331) e do Santuário do Senhor Jesus da Pedra (uma das principais construções barrocas em Portugal - Venerada Cruz de Pedra).





Para além da herança material de outras épocas, a cidade de Óbidos, é considerada uma das principais jóias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário