segunda-feira, 4 de julho de 2011

Rompendo fronteiras

O samba cruzou o mar, rompeu fronteiras e criou raízes nos quatro cantos do planeta. O gênero musical que faz parte da vida dos brasileiros, tem sido radicado em países como Portugal, que tem difundido o samba com muita competência e perfeição.

Criado em 1973 por estudantes brasileiros da Universidade de Coimbra, o grupo Samba Lêlê começou a divulgar o samba de raiz, por todo o país. Em 1983, com o regresso da maioria dos integrantes ao Brasil, após o término de seus respectivos cursos, o vocalista Alexandre Sérgio Martins Lopes (Xando), resolveu mudar o nome do grupo, batizando de “Os Acarajés”.

Em 2005, já reconhecidos nacionalmente, durante um show na cidade de Ovar foram apadrinhados pelo grupo Fundo de Quintal. Em 2007 foi a vez de Beth Carvalho se tornar a madrinha do grupo que então tinha voltado a adotar o nome antigo, Samba Lêlê. Desde então vem fazendo shows em todo o país.

No último sábado (02/07) se apresentaram na cidade de Sesimbra, para centenas de turistas e população local que acompanharam o repertório de músicas de sambistas renomados como Jorge Aragão e Arlindo Cruz. Vale ressaltar que o grupo Samba Lêlê, atualmente é composto por sete integrantes, destes três são brasileiros.

O compositor Dorival Caymmi traduziu com perfeição a música Samba da Minha Terra, quando escreveu que: “ quem não gosta de samba bom sujeito não é/ é ruim da cabeça ou doente do pé."

4 comentários:

  1. Minha amiga, além de gostar do samba sei que você é bom sambista. E o samba fora do Brasil é mais samba. Enquanto você não volta eu estou sambando......e com saudades, minha amiga. Amiga mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário. Nem tem como não sermos apaixonados por samba né Jê, pelo menos nesse quesito o Brasil dá show de bola. Mas essa banda citada, não fica a desejar nada, conferi e gostei. Beijos amigo, saudades do cê, rsrsrrs

    ResponderExcluir
  3. Valeu Kátia!! Obrigado pelo Post e pelo carinho com o Grupo Samba LêLê.

    Em boa verdade, os defensores do verdadeiro samba de raiz em Portugal.

    Forte abraço de todos
    Xando

    ResponderExcluir
  4. Xando o que é bom tem de ser mostrado e apreciado. Parabéns e sucesso a todos.

    ResponderExcluir