domingo, 20 de junho de 2010

Portugal perde filho ilustre

Polêmico para uns e gênial para outros. Assim foi em vida o escritor português José Saramago, que na última sexta-feira (18.06) deixou mais pobre a literatura mundial, uma vez que os seus clássicos estão editados em diversos idiomas.

O corpo do autor português esta sendo velado na Câmara Municipal de Lisboa, para que os lusitanos possam se despedir daquele que foi considerado um dos seus filhos ilustres.

A urna funerária com o corpo de Saramago será cremado neste domingo (20) e as cinzas serão depositadas em sua terra natal, na aldeia de Azinhaga, na região de Ribatejo. Este foi o desejo manifestado pouco antes de falecer.

O escritor português dedicou a maior parte da sua vida a escrita, conquistando diversos prêmios dentre eles o Nobel da Literatura em 1998. O romance mais polêmico do autor foi "O Evangelho Segundo Jesus Cristo" editado em 1995.

Mesmo com a saúde frágil José Saramago escreveu em 2009 seu último romance "Caim". Nele o autor provocou a igreja afirmando que "A Biblia é um manual de maus costumes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário